sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dicas


Os 10 Mandamentos
Ilustrações: Newton Verlangieri
Os 10 mandamentos para você se dar bem e curtir um velejo de Kitesurf
Se praticado com imprudência (quando não são seguidas as regras de segurança), o kitesurf pode causar acidentes e até a morte do praticante e de terceiros. O cumprimento dessas regras por iniciantes e experts é fundamental para o desenvolvimento seguro do esporte.
1 | Procure um local com no mínimo 150m livres de quaisquer obstáculos como árvores, carros, pessoas, postes, cabos de energia, ruas, cercas e animais.
 
2 | Jamais segure as linhas de vôo ou fique entre elas com o kite voando ou com risco de decolar. Quando tensionadas, são muito cortantes e perigosas. Dica: Alerte banhistas e curiosos para não chegarem muito perto
 
3 | Nunca empine o kite durante tempestades ou com nuvens carregadas. O equipamento pode virar um perfeito pára-raios.
 
4 | Procure saber a faixa de vento recomendada para seu kite, em relação ao seu peso e não o decole em ventos acima do limite. É muito perigoso estar overpowered, pois o kite pode levantá-lo a muitos metros de altura.


5 | Se for iniciante, não veleje com o vento terral. Seu equipamento e/ou você poderão ser levados para fora no rio e posteriormente você vai descer a corrente.

6 | Equipamentos de segurança recomendados: capacete, colete flutuante, luvas, faca em gancho (para segurar/cortar a linha em uma emergência) e roupa de neoprene (se levado para longe, você pode ficar dentro dágua por muitas horas).

7 | Fique longe de aeroportos e helipontos. Fique alerta com aeronaves em vôo rasante ou procedimento de resgate na sua direção. Caso aconteça, baixe o kite imediatamente. O piloto pode não estar vendo o kite ou as linhas.
 
8 | Evite ficar com a barra engatada no trapézio em terra firme. Se for levantado e/ou arrastado, você pode não conseguir se soltar a tempo. É importante também conhecer e praticar o uso de sistemas de desengate rápido e desarme do seu kite.

9 | Na água, tome extremo cuidado com embarcações, pedras e sua própria prancha, principalmente se ela estiver à sua frente, com as quilhas para cima. Muito cuidado também com objetos submersos como pedras, troncos, raízes e malhadeiras.

10 | Tenha sempre um parceiro para observá-lo e ajudá-lo. Planeje seu velejo - onde você vai decolar, por onde é mais seguro entrar na água, o percurso a ser percorrido, as condições do tempo, direção do vento e correntes, onde você vai sair. Siga as os manadamentos e bons ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário