Para ser um bom kitesurfer você deve saber dominar totalmente o seu kite. Como muitos dizem, kitesurf é 90% do controle do kite. Comece treinando preferencialmente com 2 linhas e depois passe para 4, sempre com ventos não muito forte. Escolha o tamanho de kite de acordo com seu peso e com a força do vento, de modo que você não tenha problemas com o excesso de força exercida pelo vento. Pilotar o kite exige: decolagem auxiliada por outra pessoa, decolagem sem auxilio, conhecer zonas neutras, zona de power, técnicas de vôo e técnicas de pouso. Fique tranqüilo que aos poucos tudo vai ficar mais fácil, é só praticar.
Primeiramente, peça para um professor ou amigo explicar estas técnicas, e quando estiver seguro, tente você mesmo. Com o kite fora da janela de vento (com o vento transversal ao bordo de ataque do kite) tente ir subindo e trazendo até a zona neutra (no alto), fazendo ação e reação, ou seja, sem movimentos fortes, suba um pouco e pare, suba um pouco e pare e assim em diante, não faça rápido para não cair na zona de power, o que pode ser perigoso para os iniciantes. Repita o processo várias vezes. Atenção, a sua barra deve ficar sempre paralela ao bordo de ataque do kite. Não esqueça que os tempos de reação do kite variam de acordo com seu tamanho, kites grandes têm uma reação mais lenta que kites pequenos.
Cuidado com as rajadas ou calmarias de vento, caso ocorra forte rajadas tente mover-se para frente, com calmarias, que possam fazer seu kite cair, mova-se para trás rápido. Depois de treinos, com a obtenção da sensibilidade você vai conseguir saber o que está acontecendo com o kite, sem precisar olhar. Se o kite responder um comando com potência, você saberá que ele está se aproximando da zona de power, se faltar potência, ele pode estar saindo da janela de vento, nesse caso, faça varias vezes ação e reação (não esqueça que tem que ser com o bordo de ataque cortando o vento), até ele voltar a posição acima da cabeça (zona neutra). Uma vez que você já praticou bastante o teste de padrão de vôo, indo de um lado ao outro da janela de vento (nas pontas), faça o número 8 (oito deitado), com o kite, bem suavemente, e depois volte para a zona neutra.
Com isso você vai sentindo a zona de power, que fica próxima ao angulo 45º (em relação ao chão). Tente equilibrar o seu centro de gravidade com a tração do kite e sem a tração. Aprenda como pairar o kite entre 45º e 70º, mantendo ele perto da água (ou chão) sem deixar cair. Essa técnica é essencial para iniciar o bodydragging. Pratique várias, tentando fazer o 8 (deitado), sempre entre 45º e 70º, sem fazer com que ele caia.
Em seguida tente aproveitar um pouco mais de potencia (faça somente na água), girando o kite 180º entrando um pouco na zona de power, mas só faça isso quando estiver bem seguro, sem ninguém na sua frente, pois dependendo da rajada, você pode fazer um "pequeno vôo". Repita do outro lado também.
Não se esqueça de treinar a usar o sistema de liberação de segurança quick-release, e muito cuidado com as linhas, nunca nada em direção a elas, pois se o kite decolar acidentalmente, você pode se ferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário